sábado, 11 de fevereiro de 2012

Eike Batista, apoia a aquisição de uma franquia, saiba mais sobre ele.

Onde tudo começou

Nascido na cidade de Governador Valadares, no dia 3 Novembro de 1956, Eike é um dos sete filhos de Eliezer Batista, ex-ministro do governo João Goulart e presidente da Vale do Rio Doce durante boa parte da ditadura militar brasileira.
Sua mãe nasceu na Alemanha; sendo assim, aos 13 anos Eike partiu rumo ao país europeu para estudar e ficar ao lado dela. Estudou por três anos engenharia na universidade alemã de Aachen, mas acabou abandonando o curso por achá-lo muito chato.
Após um curto período como vendedor de seguros, o espirito empreendedor de Eike Batista despertou ao fundar uma empresa para intermediar a negociação de produtos estrangeiros com comerciantes da Europa e da África, principalmente ligados à joalheria.
Foi assim que Eike conseguiu, aos 22 anos, um empréstimo de 500 mil dólares com dois joalheiros judeus, dinheiro esse que foi aplicado na compra de uma mina na região amazônica. Um ano depois seu patrimônio já estava avaliado em cerca de seis milhões de dólares, um feito e tanto para um jovem de 25 anos.
Suas minas foram compradas no inicio da década de 90 pela Treasure Valley, um gigante canadense do setor de mineração, o negócio envolveu uma participação acionária de 11% para Eike Batista. Essa participação acionária acabou tornando-se majoritária, e Eike assumiu a presidência da empresa, que a partir de então passou a adotar o nome TVX.
Os resultados da empresa nos anos seguintes foram espetaculares, e, em 1996, seu valor de mercado já havia triplicado. Porém, nos anos seguintes os negócios não foram muito bem na Grécia, o que causou a renuncia de Eike em 2001 e a venda das suas ações para Kinross Gold Corp. por 875 milhões de dólares canadenses em 2002.

De rico a bilionário

Foi então que Eike começou a criar empresas nos mais diversos setores, o que acabou lhe rendendo fama por fazer negócios arriscados.  Assim surgiram as empresas:
  • EBX – empresa holding e encomendas expressas;
  • MPX –  empresa do ramo de energia;
  • AMX –  empresa de recursos hídricos;
  • JPX  - montadora de jipes;
  • MMX – empresa do ramo de mineração e siderurgia;
  • OSX – estaleiro (fabricação de navios);
  • LLX – empresa de logística;
Segundo o próprio, o sufixo “X” no nome de suas empresas representa multiplicação e acelera a criação de riqueza.
Dentre suas empresas, duas não deram muito certo. A JPX faliu devido a problemas com fornecedores e rede de concessionárias. Já a EPX chegou a ser líder de mercado, porém faliu três anos depois quando os Correios reagiram com as mudanças no Sedex.
Mas isso não foi suficiente para abalar as finanças de Eike Batista, e em 2008 ele somava uma fortuna de 6,6 bilhões de dólares e deu declarações dizendo que pretendia se tornar o homem mais rico do Brasil. Seu objetivo foi atingido no ano seguinte e em 2010 Eike entrou para a seleta lista dos homens mais ricos do mundo, com fortuna avaliada em 27 bilhões de dólares.
Será que em breve o veremos obter o titulo de homem mais rico do mundo? Eu creio que sim, principalmente devido ao seu ambicioso projeto da Eikelâdia.

Eikelândia, a Disneylandia empresarial

É no litoral da baixada fluminense que se encontra o maior empreendimento de Eike Batista, a dita “Eikelândia” é uma área industrial imensa com um mega-porto em anexo. O ambicioso projeto visa atrair empresas de aço, montadoras de carros e até mesmo a Apple para a região.
Junto ao porto temos um complexo industrial, cuja obras para edificações de indústrias avançam a passos largos. Já são duas siderúrgicas e duas fábricas de cimento em processo de instalação na região. Especula-se também que a Toyota deve abrir uma montadora sua no complexo de Eike Batista.
Assim, a Eikelândia vai tomando forma, e aos poucos a pacata cidade de São João da Barra vai se acostumando com a nova rotina e se preparando para o acentuado crescimento populacional dos próximos anos. A cidade, que hoje possui 32 mil habitantes, deve ter sua população aumentada em pelo menos 250 mil pessoas nos próximos anos.
Agora pergunto: qual será o próximo projeto de Eike Batista?

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by NewWpThemes | Blogger Theme by Lasantha - Premium Blogger Themes | New Blogger Themes